TRABALHO DE HISTÒRIA LOCAL História 9, maio de 2014
Ficha de interpretação para doc. hist. local
Doc. "Inquérito paroquial 1842"
Ficha de interpretação e trabalho do documento para história local, ”Casa de Sarmento” Moreira de Cónegos, Inquérito paroquial - 1842.
Deves ler com atenção todo o documento e atenderes aos seguintes aspetos:
__ Complexo histórico – geográfico;
__ Demografia/população;
__ Recursos económicos, (culturas, instrumentos agrícolas, salários)
__ Sociedade/profissões, (vestuário salários)
__ Impostos,
__ Biodiversidade;
__ Cultura e monumentalidade;
__ Distribuição da população por níveis de idade.
O trabalho deve ser apresentado, em formato eletrónico, ilustrado e apelativo, 4/5 páginas, estruturado e documentado, reproduzindo com fidelidade e pertinência o documento. Os textos devem ser resumidos ao essencial.
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Objetivos: 1º teste história 7º ano, 3º período:
1. Localiza no tempo a Idade Média
2. Descreve a sociedade tripartida medieval, o Clero, Nobreza e Povo, considerando a importância, os direitos, deveres, e modo de vida de cada grupo.
3. Explica porque são privilegiados o Clero e a Nobreza.
4. Refere a razão que justifica ser o Clero o grupo mais importante.
5. Descreve um contrato de vassalagem entre dois senhores nobres.
6. Resume as razões da expansão muçulmana no século VIII.
7. Menciona os principais elementos da herança que os muçulmanos deixaram à nossa civilização.
8. Define Moçárabe.
9. Justifica a afirmação. “Os muçulmanos eram muito tolerantes com os vencidos”
10. Resume, com datas, os momentos mais importantes da formação de Portugal, desde 1128 até 1297.
11. Descreve o desenvolvimento da Europa Ocidental nos séculos XII e XIII. (Na agricultura, no comercio e crescimento das cidades)
12. Define arroteias e afolhamento trienal.
13. Define Reguengo e Inquirições.
14. Explica a intenção do rei ao mandar fazer as inquirições.
15. Em duas linhas, explica porque era muito importante a cidade de Lisboa para o comercio internacional, nos séculos XII e XIII.
16. Explica a crise do século XIV.
Instruções, (para os 9º anos):
Deves utilizar o motor de busca do GOOGLE para encontrares os assuntos históricos que te são pedidos para fazeres o trabalho.
Temas para os trabalhos:
1. Descreve a ocupação muçulmana e a resistência cristã na Península Ibérica no século VIII.
2. Descreve o relacionamento da civilização muçulmana com a civilização cristã na Península Ibérica.
3. Menciona os contributos da civilização muçulmana para a cristandade da Península Ibérica.
4. Descreve como se formaram os reinos cristãos, no processo da reconquista cristã da Península Ibérica.
5. Descreve o rumo ou rumos político militares do condado Portucalense, primeiro com o Conde D. Henrique e depois com D. Afonso Henriques.
6 .Descreve o processo de reconhecimento da independência de Portugal e a definição das fronteiras definitivas com Castela.
9º B: nºs: 2, (faz a 1) 4, (faz a 2) 5,(faz a 3) 12, Faz a 4) 13, (Faz a 5) 16 e 20 (fazem a 6)
9º D .nºs: 13 (faz a 3), 17, (faz a 4), 20, (faz a 5)
NOTA: Os trabalhos devem ser entregues antes do teste. Se os trabalhos não revelarem empenho estes alunos também fazem o teste.
Objetivos história 7º ano, 01/03/2013, turmas, D e G
Instruções:
1. Deves utilizar os conhecimentos que aprendeste nas aulas, ler o caderno diário e o teu manual de história do 7º ano, para resolveres os objetivos;
2. Deves fazer respostas completas, respondendo apenas ao que se pede;
3. Deves passar as questões, todas de seguida para o caderno, e só depois iniciares as respostas pela respetiva ordem;
4. Não te esqueças que o professor vai verificar o teu trabalho na aula, deve estar concluído e no caderno diário.
5. Se fores capaz de fazer estes objetivos todos em casa também és capaz de fazer o teste sumativo com muito sucesso.
BOM TRABALHO!
1. Localiza no espaço o Império romano;
2. Localiza no tempo o império romano;
3. Menciona as razões da expansão de Roma;
4 . Define romanização;
5. Refere os agentes da Romanização;
6. Explica cada um dos fatores da romanização e da união do império;
7. Carateriza a economia romana;
8. Refere as funções do Senado e dos Comícios, (Página 76)
9. Refere os poderes do imperador, (Página 77)
10. Define Direito Público e Direito Privado (Página 78)
11. Resume as características da arquitetura romana, (Página 80);
12. Carateriza a religião romana, quanto ao número de deuses e cultos;
13. Resume os princípios do cristianismo;
14. Identifica o livro sagrado dos cristãos;
15. Resume as causas da crise e queda do império romano do ocidente;
Objetivos teste 9º ano
Instruções:
1. Deves utilizar os conhecimentos que aprendeste nas aulas, ler o caderno diário e o teu manual de história do 7º ano, para resolveres os objetivos;
2. Deves fazer respostas completas, respondendo apenas ao que se pede;
3. Deves passar as questões, todas de seguida para o caderno, e só depois iniciares as respostas pela respetiva ordem;
4. Não te esqueças que o professor vai verificar o teu trabalho na aula, deve estar concluído e no caderno diário.
5. Se fores capaz de fazer estes objetivos todos em casa também és capaz de fazer o teste sumativo com muito sucesso
1. Menciona as causas da crise de 1929;
2. Explica a evolução da crise de 1929, até às falências dos bancos;
3. Explica a mundialização da crise à Europa e ao Terceiro Mundo;
4. Refere as medidas do governo americano para sair da crise;
5. Menciona as causas da ascensão dos regimes fascistas na Europa;
6. Menciona os princípios fundamentais do fascismo;
7. Refere as especificidades do fascismo alemão, o nazismo.
8. Refere as especificidades do fascismo português;
9. Distingue o fascismo do comunismo.
BOM TRABALHO!
9º B: DISp. nºs, 2, 4, 5, 12, 13, 16, 20.
Nono ano (9º Ano)
Novas correntes na pintura, século XX
Obras de enorme pormenor, beleza e requinte. Utiliza materiais diversos, revela-se na arte em geral, no mobiliário, na decoração e na ourivesaria. Inspira-se na natureza, valoriza as linhas ondulantes que sugerem movimento.
Corrente ___________
Nome de um autor ______________
Revela os sentimentos do autor, através da violência das cores, das pinceladas largas e das imagens deformadas. São obras de grande intensidade dramática
Corrente________________________
Nome de um autor____________
Utiliza cores vivas e contrastantes. A intensidade das cores
prevalece sobre as formas dos objetos que são pouco definidos
Corrente_______________
Nome de autor_____________
Representa objetos reais recorrendo a formas geométricas e múltiplas perspetivas sobrepostas do mesmo objeto revelando vários ângulos de visão e múltiplas facetas de uma só vez
Corrente__________________
Nome de autor_______________
Recusa a tradição e cria uma nova conceção artística baseada nos transportes, comunicações, na velocidade no movimento, recorrendo à técnica de sobrepor diversas imagens do mesmo objeto. Fazem a apologia do dinamismo para o progresso e das novas tecnologias. Projetam na sua arte o futuro.
Corrente_________________________
Nome de um autor_________________
Rejeita totalmente as formas figurativas, não representam nada de real. As formas geométricas, as linhas e as cores representam apenas impulsos estéticos, emoções e sentimentos do autor. A criatividade esta no aspeto da combinação dos elementos que constituem a composição, sejam cores sejam formas pontos ou linhas.
Corrente___________________
Nome de um autor__________________
Crise de 1929
• Queda das exportações (recuperação da produção europeia e concorrência da Europa no resto do mundo).
• Mercado interno insuficiente (Estagnação dos salários, concentração do capital).
SUPERPRODUÇÃO, (a produção é muito maior que o consumo)
– Prejuízos. (Quebra nas vendas, deflação, excedentes, (Acumulação de stocks nos armazéns).
– Despedimentos, (diminuição da produção e contenção de despesas). Desemprego provoca desemprego.
– Aumento do desemprego, quebra do consumo. Agravamento da retração do mercado interna.
– Ciclo repete-se anualmente, reduzindo lucros e o valor das ações das empresas. “Espiral recessiva”, (Ciclo vicioso ou recessivo).
O culminar da crise
24/10/1929 – “Quinta-feira negra”
– Quebra da bolsa de Nova York. (Todos tentaram vender as suas ações mas ninguém apareceu a comprar)
– Milhares de ações disponibilizadas semcompradores.
– Desvalorização total das ações.
Consequências:
• Desemprego em massa (14 milhões somente nos EUA).
• Falências generalizadas (30 mil empresas e 4 mil bancos nos EUA).
• Crise do liberalismo económico.
Mundialização da crise:
> (Os países da Europa foram afetados porque os americanos retiraram os capitais que ai tinham investido e o comércio internacional ficou muito reduzido)
> (Os países do terceiro mundo entraram em crise porque deixaram de vender matérias primas e produtos agrícolas para os países industrializados)
ALTERAÇÔES DO MAPA POLÍTICO:
• Crise das democracias parlamentar (Europa).
• Ascensão de regimes totalitários, (nazi fascismo).
• Exceção: URSS (isolamento Internacional e Planos Quinquenais).
Mais uma vez fez-se história. Os alunos do 8º ano estão de parabéns. Conseguiram mostrar o património cultural, o arquitetónico, económico e social. Revelaram o quotidiano dos antepassados que viveram nas freguesias servidas por esta escola. Os trabalhos podem ser vistos aqui.
Instrução para os trabalhos de História local, 8º ano:
Deves selecionar um monumento histórico da tua freguesia ou das freguesias limítrofes e fazer uma investigação acerca desse documento ou monumento.
Deves identificar, datar, saber qual foi a sua origem e utilidade. Deves ainda caracterizar o género arquitetónico, o estilo e os elementos decorativos.
Deves utilizar fotografias de vários ângulos pertinentes e documentá-las. Deves ser resumido e sintético.
Podes ainda recolher contos e lendas tradicionais e dar-lhes expressividade estética em pagina A4.
Para a elaboração do trabalho deves consultar todos os meios que te sejam necessários e possíveis, inclusive fazer entrevistas...
Os trabalhos devem ser apresentados em formato eletrónico e enviado para o professor, adriano.afonso@aepas.org, até ao fim da primeira semana de junho.